TCC - Business Plan - Pedras Semi Preciosas do Sul do Brasil
Dedico este trabalho também aos meus irmãos Murilo e Thaís Ribeiro, à Carol, ao Guga, meus avós e a todos os outros amigos que posso considerar fontes de inspiração e apoio nos momentos de aprendizado que experimentei durante meus quatro anos de estudo na FGV/EAESP.
Em terceiro lugar dedico-o às(aos) professoras(es) Edy de Barros, Robert Nicol, Ricardo Fasti, Ricardo Bresler, Luís César Amad Costa, Izidoro Blinkstein, Ricardo Machado, Isabela Curado e “Gurgel”, cujas posturas ética e profissionais, manifestadas das mais diferentes formas, ensinaram-me lições de valor que carregarei por toda minha vida.
Agradeço, também, a todas as secretárias da EAESP, por possibilitarem tão habilmente o encontro de tantas pessoas envolvidas nessa grande organização.
E, claro, ao meu sócio, Thiago Ramalho, e a todos os outros que colaboraram para a execução deste.
Lucas Ribeiro
Sumário
Prefácio
Partindo do ângulo das limitações dessa arte, a administração:
“Por mais que você faça tudo certinho, pode ser que as coisas não dêem certo porque as forças do mercado mudaram de forma que o negócio deixe de ser possível”.
Homero Psillaks, professor da FGV-EAESP ou Ricardo Fasti, professor da FGV-EAESP O mercado é o campo em que se cultiva para se colher. Esgotada a fertilidade, nada sobreviverá. Fértil estando, a colheita dependerá ainda dos cuidados de cada agricultor. Administrar é tudo aquilo que visa a garantir os melhores frutos de cada recurso por meio de planos estratégicos de atuação, envolvendo aspectos financeiros, mercadológicos e operacionais. Administrar é tentar prever acontecimentos determinantes a partir do cuidado com os riscos implícitos no negócio escolhido e de atenção aos fatores que propiciem seu desenvolvimento e consolidação com