trabalho de redação (reportagem)
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Hábitos alimentares dos alunos do Colégio Intelectus
O estudo presente teve como objetivo verificar os hábitos alimentares dos alunos do Colégio Intelectus. Primeiramente para a questão da alimentação equilibrada na escola que se constitui nas condições básicas para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional do ser humano, fator que irá influenciar também, positiva ou negativamente na saúde do discente. Para que o ser humano se movimente e pense, se faz necessária a utilização de energia.
Com o aumento da tecnologia, as crianças e adolescentes tem se tornado cada vez mais sedentários, minimizando o nível de atividade, consequentemente o gasto energético. Com isso, tornando-o inapto a certas atividades, onde o gasto energético é eminente.
Devido à correria do dia-a-dia e ao curto intervalo que tem para fazerem o lanche no colégio, para economizar tempo, as crianças e também a orientação do Intelectus optam por alimentos embalados e de rápido preparo, o que nem sempre quer dizer saudável.
Segundo a pessoa responsável pelo preparo e venda dos lanches na cantina do Colégio Intelectus, tem-se alimentos preparados por ela, como pizzas, cachorros quentes, cupcakes e sucos, como também alimentos embalados, prontos para consumo, salgadinhos, chocolates, balas...que são comprados direto de um fornecedor. Os lanches mais vendidos são as pizzas e os cachorros quentes, que são vendidos a três reais cada um, tendo uma despesa fixa mensal com a compra dos lanches embalados e os preparados, de 1,500 reais.
Participaram da pesquisa 15 alunos do Ensino Médio e a pessoa responsável pelo preparo dos alimentos. O instrumento utilizado foi um questionário contendo cinco questões objetivas sobre o lanche escolar.
De acordo com os resultados obtidos, a maioria dos alunos lancha 5 vezes por semana, um grupo intermediário lancha de 3 a 4 vezes e um terceiro grupo de 1 a 2 vezes.