ATPS Educa O Ludica
Educação Lúdica
Prof. Maria Adriana Rodrigues da Silva
Morgana Tavares Joaquim RA 441204
Rafaela Aparecida Machado Perrucio RA439062
Rosemeire Capozio Fogari RA 412858
Rieinier Beatriz de Lima RA 447373
Santo Antonio de Posse
2014
Introdução
O presente estudo que tem como tema "A Ludicidade nas Práticas Pedagógicas da Educação Infantil" trata de questões relacionadas com o lúdico, o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Tem como objetivo observar a organização, o espaço e o tempo do brincar na instituição. Sabe-se que as brincadeiras estimulam e contribuem para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social da criança em idade pré-escolar. Por isso, é importante pensar na realidade vivida nas instituições de Educação Infantil tendo como foco as brincadeiras nas atividades docentes. Cabe aos docentes elaborar propostas criativas que viabilizem uma educação que respeite as peculiaridades da infância, considerando-as como o alicerce do trabalho educativo. Os jogos lúdicos devem ser observados, na sua importância para a Educação Infantil, tomando-se um assunto a ser trabalhado por todos os profissionais que atuam com crianças, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim auxiliar a criança a tomar consciência de si mesma, dos outros, e da sociedade.
Brincadeira Cobra Cega
As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada. Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer.
Toda criança tem necessidade de brincar, isto é uma característica da infância. A função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas