ATPS EDUCA O LUDICA
Na primeira fase do desenvolvimento , as crianças preferem objetos coloridos e em movimento,como móbilis.
Perto dos quatro meses,gostam também de objetos de bater ,como cubos de borracha ,objetos de espumas e bolinhas e animais plasticos.Estes objetos estimulam a coordenação entre a visão e as mãos e também a segurar os objetos com os dedos.
A hora do banho com muita diversão ,ajudam no desenvolvimento psicomotor da criança. Brinquedos de montar são importantes para estimular a atenção e a habilidade motora dos pequenos.
Movimentar-se, mexer e ser mexido ,tocar e ser tocado ,é fundamental para que o bebê se conheça e vá construindo toda uma percepção sobre seu corpo.
Brincar de faz- de- conta durante o jogo simbólico; como brincar de boneca, brincar de casinha, ajuda a criança ter um bom relacionamento com o grupo. Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro, necessidade que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai se dar na brincadeira, momento que a criança aprender sobre as interações sociais.
O brincar construtivo acontece quando as crianças usam, transformam objetos e materiais variados (blocos ou sucatas, por exemplo) e criam novos produtos (parque de diversões, fazenda, castelos...). A atividade lúdica do brincar construtivo na infância apresenta aspectos positivos no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Para Bom tempo (2008), os blocos de construção (pecinhas) são essenciais para o desenvolvimento infantil em diferentes faixas etárias, pois não se tratam de objetos acabados, oferecendo possibilidade de uso, de encaixe e montagem. Mas faz uma ressalva frisando que esse tipo de material necessita de tempo para atingir todo o seu potencial.
Assim como no faz-de-conta as construções com blocos progridem e passam de simples para mais elaborada. As mesmas contêm significado para crianças,