ATPS Educa O Ludica
INTRODUÇÃO
O presente trabalho de educação lúdica tem por objetivo nos mostrar que a atividade lúdica desenvolvida por meio do jogo, das representações simbólicas, do brinquedo e da brincadeira é imprescindível para que as crianças compreendam melhor o mundo em que vivem e as relações sociais que estabelecem. Aprimorando assim nossos conhecimentos . Brincando, elas aprendem a conhecer os outros e a se conhecerem melhor, descobrindo as relações que lhes são prazerosas, aprendendo a lidar com saberes, valores e a alteridade. Este trabalho esta dividido em 4 etapas, os aspectos que mais chamaram a nossa atenção é o fato de aprender brincando.
Gostaríamos de destacar alguns Pontos positivos como uma sequência didática constituída de propostas integradoras do brincar no cotidiano escolar, envolvendo brincadeiras de faz de conta, tradicionais, de construção e de regras., o tutor nos proporcionar este tipo de trabalho onde expomos nossas ideias nessa atividade supervisionada. O BRINCAR
Quando a criança brinca, ela demonstra vários sinais e gestos no qual nem sempre é o que parecem ser, com isso elas percebem o verdadeiro significado do brincar.
É importante pois toda criança quando pequena tem essa função que ajuda com que elas se desenvolvam, é com o brincar que elas ampliam os conhecimentos entre si, sobre os outros e sobre o mundo ao seu redor
Elas tornam-se criativas e espontâneas, faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos.
As brincadeiras como: massinhas de modelar, brincar na areia e jogos de montar, faz com que as crianças reflitam, sejam criativas e inventam coisas que existem mais que só elas sabem o que pode ser, entre outras brincadeiras e jogos como nas fotos abaixo que ajudam a criança no desenvolvimento ao longo da vida.
RELEVÂNCIA DO BRINCAR PARA FORMAÇÃO