ATPS EDUCA O LUDICA
CURSO: PEDAGOGIA
POLO:CAMPESTRE - MG
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO LÚDICA
Vanessa Paiva Muniz RA:411508
Lidiane F. de Paiva RA: 411507
Alaíde Muniz da Silva RA: 421794
EDUCAÇÃO LÚDICA
Professora: Maria Adriana Rodrigues da Silva
Campestre/ MG
10/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho nos mostra a importância do lúdico na Educação Infantil, que através da ludicidade que a criança obtém melhor desempenho na aprendizagem, e tem a capacidade de estimular diversos sentimentos, por possuir aspectos cognitivo, motor, visual e auditivo. A educação e a sociedade, trata de jogos, de brinquedos e de brincadeiras, onde tem proporcionado aos docentes uma ferramenta de estimulo como forma de atuação da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. A criança, particularmente na educação infantil, está em processo de desenvolvimento da coordenação motora, do aspecto cognitivo e social, portanto é fundamental a utilização da ludicidade como ferramenta auxiliar nesse processo de embasado e dinâmico e o aprender de forma lúdica pode proporcionar a criança muitos benefícios ofertando um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de varias habilidades uteis a sua vida social e afetiva.
BRINCADEIRAS COM BEBÊ
Deixar cair para ver o que acontece: quando o bebê deixar cair alguma coisa durante a refeição, faça disso uma brincadeira, falando sobre o que acontece com o objeto: "Agora a colher está no chão", "Quando você soltar a colher, ela cai". Quando ele jogar uma bola no chão para ver o que acontece, diga: "Olhe, a bola está rolando", "O brinquedo caiu debaixo do armário", "A bola está pulando". Essa brincadeira repetitiva auxilia a criança a compreender o que se pode fazer com o objeto, além de auxiliar a compreensão da linguagem.
Segurar dois objetos ao mesmo tempo: pegar dois brinquedos ao mesmo tempo é uma tarefa mais complexa para os bebês. A partir do sétimo mês, oferecer dois objetos iguais, como blocos ou bolas, é um bom