ATITUDE
Para cada atitude há um conceito racional e cognitivo – crenças e ideias, valores afetivos associados de sentimentos e emoções que, por sua vez, levam a uma série de tendências comportamentais: predisposições.
Portanto, toda atitude é composta por três componentes: um cognitivo, um afetivo e um comportamental:
a cognição – o termo atitude é sempre empregado com referência à um objeto. Toma-se uma atitude em relação a que? Este objeto pode ser uma abstração, uma pessoa, um grupo ou uma instituição social. o afeto – é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que, por sua vez, gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudes negativas. o comportamento – a predisposição : sentimentos positivos levam à aproximação; e negativos, ao esquivamento ou escape.
Dessa forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.
As atitudes se formam durante nosso processo de socialização. Decorrem de processos comuns de aprendizagem. Envolvem características depersonalidade ou de determinantes sociais. Podem se formar em conseqüência de processos cognitivos.
Existem inúmeras definições para atitude. A melhor definição de atitude social é: “organização duradoura decrenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a este objeto.”
Atitudes sãovariáveis não observáveis, porém diretamente inferíveis de observáveis e integrada por componente cognitivo(o objeto tal como é conhecido), componente afetivo (o objeto como alvo de sentimento pró oucontra) e componente comportamental (a combinação de cognição e afeto como instigadora de comportamentos dadas