Atitudes
O componente cognitivo: Para termos uma atitude em relação a um objeto é necessário que se tenha alguma representação cognitiva deste objeto, para que haja uma carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, faz-se mister que se tenha alguma representação cognitivas deste mesmo objeto. As crenças e demais componente cognitivos (conhecimentos, maneira de encarar o objeto, etc.) relativos ao objeto de atitude constituem o componente cognitivo da atitude.
Componente afetivo: O comportamento afetivo, definida como sentimento pró ou contra um determinado objeto social, é o único característico das atitudes sociais. Não há duvida de que o componente mais nitidamente característico das atitudes é o componente afetivo. Nisto as atitudes diferem, por exemplo das crenças e das opiniões que, embora muita vez se integrem numa atitude suscitando um afeto positivo ou negativo em relação a um objeto e predispondo a ação, não são necessariamente impregnados de conotação afetiva.
Componente comportamental: A posição geralmente aceita pelos psicólogos sociais é a de que as atitudes possuem pelos psicólogos sociais é a de que as atitudes possuem um componente ativo, instigador de comportamentos coerentes com as cognições e os afetos relativos aos objetos atitudinais. Os valores são