Turismo
LUKOKI DINIS
1
I. INTRODUÇÃO
Dá-se o nome de turismo ao conjunto de actividades realizadas pelos indivíduos durante as suas viagens e estadias em lugares diferentes daqueles do seu entorno habitual por um período de tempo consecutivo inferior a um ano. Geralmente, a actividade turística é realizada com fins de lazer, embora também exista o turismo por razões de negócios
(mais conhecido por viagens de negócios) e outros motivos.
O turismo, tal como o conhecemos actualmente, nasceu no século XIX na sequência da Revolução Industrial, que possibilitou as deslocações tendo por objectivo o descanso, o ócio, ou ainda motivos sociais ou culturais. Anteriormente, as viagens prendiam-se mais com a actividade comercial, os movimentos migratórios, as conquistas e as guerras.
2
II. PRINCIPAIS MODELOS DE TURISMO
Os modelos de turismo são abordagens dos vários aspectos da estrutura espacial do turismo, assim, desempenham um papel fundamental segundo Getz pois nos
“capacitam a descrever e a abranger as complexidades do mundo real, a adquirir, ordenar e interpretar informações, e a explicar, compreender e finalmente prever fenômenos e as relações entre eles.
1. Modelo de Mariot: Esse modelo se trata de três rotas com o objetivo de vincular um local de partida(origem, onde há uma residência fixa) a um destino, normalmente turístico, tendo essas rotas vias de acesso e uma de retorno, e ainda uma terceira rota onde essa terceira seja uma rota mais recreativa com opções de instalações turísticas. 2. Modelo de Campbell: Esse modelo traz a importância do percurso e da estada.
O excursionista é um exemplo, já que da a mesma importância a rota e ao ponto turístico.
3. Modelo de Greer e Wall: Esse modelo traz como foco as viagens em família, e normalmente tem um período mais curto(um final de semana por exemplo), porém essas viagens podem acabar tornando-se rotina, e assim muitos turistas adquirem uma segunda casa(casa de veraneio)