Atitudes
Allport apresentou cerca de 100 definições de atitude. Só que os desenvolvimentos ocorridos através dos tempos permitem que se eliminem muitas destas definições por serem imprecisas e inadequadas.
Com base nas várias definições encontradas em manuais de Psicologia Social, pode-se sintetizar os elementos essencialmente característicos das atitudes sociais como sendo:
Uma organização duradoura de crenças e cognições em geral;
Uma carga afetiva pró ou contra;
Uma predisposição à ação;
Uma direção à um objeto social.
2 e 3. Componentes das Atitudes
O componente cognitivo é o objeto tal como conhecido. Para que se tenha alguma atitude em relação a um objeto é necessário que se tenha alguma representação cognitiva desse mesmo objeto. As crenças e demais componentes cognitivos (conhecimento, maneira de encarar o objeto, etc.) relativos ao objeto de uma atitude, constituem o componente cognitivo da atitude.
O componente afetivo é o objeto como alvo de sentimento pró ou contra. Para alguns psicólogos, este componente é o único característico das atitudes. Não há dúvida de que o componente mais nitidamente característico das atitudes é o componente afetivo. Nisto, as atitudes diferem, por exemplo, das crenças e das opiniões.
O componente comportamental é a combinação de cognição e objeto como instigador de comportamentos, dadas determinadas situações. A posição geralmente aceita pelos psicólogos sociais é a de que as atitudes possuem um componente ativo, instigador de comportamentos coerentes com as cognições e os afetos relativos aos objetos atitudinais.
4. Atitude e Comportamento
A relação entre estes dois temas se dá a partir do momento em que são expostos os seus conceitos, ou seja, as atitudes envolvem o que as pessoas pensam, sentem e como elas gostariam de se comportar em relação a um objeto atitudinal. Já o comportamento não é apenas determinado pelo o que as pessoas gostariam de fazer, mas também pelo o que elas pensam