Atendimento educacional/ rompendo barreiras
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ROMPENDO BARREIRAS
Autora: Cíntia Maria Perassolo
Orientador: Profª Caroline Chequim
Tutora: Profª Carolina Ramos Andreazza
O Atendimento Educacional Especializado foi criado como forma de dar suporte aos alunos com deficiência para facilitar o acesso ao currículo.
O objetivo deste curso para mim com aluna do AEE, foi aprimorar meus conhecimentos, entender melhor a importância da educação especial para a formação e desenvolvimento das crianças e adolescentes com síndromes e deficiências, a fim de ampliar o conhecimento de técnicas inovadoras nesta área, as quais facilitarão meus procedimentos frente aos alunos hoje inseridos na sala de aula.
A inclusão escolar requer garantir o acesso e condições de participação e aprendizado dos alunos dentro de suas possibilidades, para isso devem ser fornecidos subsídios e suportes necessários para seu desenvolvimento e permanência na escola regular.
As crianças com necessidades especiais enfrentam muitos obstáculos no processo de escolarização, desde o deslocamento até o espaço físico adequado, de materiais necessários e profissionais comprometidos, que é educar dentro da realidade, com limitações ou altas habilidades trazidas na bagagem de cada educando.
Sou diretora da Escola municipal de Educação Infantil de Dois Irmãos das Missões, localizada no centro da cidade, município qual possui aproximadamente 2365 habitantes, a escola conta hoje com 81 alunos matriculados e distribuídos nas turmas de berçário, maternal, pré-escolar nível A e pré-escolar nível B. Dentre estes alunos, trabalhamos com um aluno diagnosticado com atraso mental, dois com dificuldades graves de aprendizagem e uma aluna com síndrome de Dow. Nossa escola de educação infantil ainda não possui sala de recursos, são poucos os materiais que a escola possui para trabalhar com essa clientela.