EDUCAÇÃO ESPECIAL X EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CONCEITO EDUCAÇÃO ESPECIAL:
Educação Especial ocupa-se do atendimento e da educação de pessoas com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento em instituições especializadas.
É organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Onde profissionais especializados como educador físico, professor, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional trabalham e atuam para garantir tal atendimento.
CONCEITO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
É um processo em que se amplia à participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática que percebe o sujeito e suas singulariedades tendo como os objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
Aproximações e convergências:
EDUCAÇÃO ESPECIAL:
prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular.
garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.
fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem. assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.
adequação arquitetônica de prédios escolares para acessibilidade;
formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado.
implantação de salas de recursos multifuncionais. As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
acesso para estudantes com deficiência à educação inclusiva em suas comunidades locais. ressignificação da educação escolar,