EDUCA O INCLUSIVA
PARADIGMAS
RESUMO
A educação inclusiva é um tema que tem suscitado muitas discussões nos dias atuais. Diante de tantos argumentos e proposições que esse tema tem gerado, este artigo tem como titulo educação inclusiva: rompendo paradigmas e tem como objetivo refletir sobre a importância da formação do professor de educação básica para atender os educandos com necessidades educacionais especiais.
Para tanto, adotou-se para a metodologia pesquisa bibliográfica qualitativa embasada em referenciais teóricos que norteia questões referentes à educação inclusiva. Buscou-se ainda investigar os aspectos da formação continuada que visam oferecer pressupostos teóricos e práticas educacionais que atendam os requisitos da educação inclusiva.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Inclusão. Necessidades Especiais.
1 INTRODUÇÃO
Muito tem se divulgado sobre as questões que implica algum tipo de preconceito e discriminação quantos às pessoas que possuem quaisquer deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento. Diante disto, a implantação da política de acessibilidade em todo o território nacional requer não apenas adequações das barreiras arquitetônicas, mas também é necessário que haja um preparo dos profissionais que atentem para esse público de modo a promover a formação de cidadão que possam, mesmo com algumas limitações, atuar frente às necessidades da sociedade atual.
Diante do exposto, falar de inclusão e educação especial não é apenas pensar nos educandos com quaisquer deficiências físicas ou transtornos globais do desenvolvimento, mas trabalhar com todos que o cercam, de modo que haja um entendimento, que esse indivíduo sinta-se aceito e que possa conviver com relações e atitudes saudáveis na sociedade na qual está inserido. O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre a importância da formação do professor de educação básica para atender os educandos com necessidades educacionais especiais, nosso intuito é investigar os aspectos da formação