Centro De Ci Ncias Jur Dicas
Cenários Econômicos
1 No que consiste a teoria das Vantagens Comparativas elaborada por Ricardo?
2 Discuta os prós e contra da abertura comercial.
3 Diferencie cambio fixo e flutuante.
Diferencie Crescimento e Desenvolvimento.
1 – A teoria de Ricardo ou o chamado modelo Ricardiano, prega a especialização na produção de um determinado bem em que o país possua maiores vantagens comparativas: pode ser o custo de oportunidade de um bem em relação a outro de determinado país. As vantagens comparativas determinam um padrão de produção, fazendo com que o comércio seja impulsionado pela diferença de produtividade da mão de obra entre os diversos países,isto maximiza a produção a aumenta a eficiência destes produtos tornando-os competitivos. Desta forma, os países acabam exportando bens produzidos de maneira eficiente e competitiva, e importando bens que seriam produzidos de maneira ineficiente.
2 – Em nossa Opinião, a grande Vantagem para os dias de hoje da abertura comercial é o aumento da Demanda de produção de um país, possibilitando assim maior giro de capital e também um maior número de empregos, e também a possibilidade de obter-se de itens com maior tecnologias e de melhores qualidades. Além disso, o país fica com maior visibilidade para o mercado externo, trazendo assim novas oportunidades de mercado ao país. Uma desvantagem da abertura comercial é a desvalorização de produtos nacionais em contraponto, fazendo assim pequenas e grandes empresas brasileiras as vezes falirem sob essas condições.
3 - No câmbio fixo, é o Banco Central que determina o valor da moeda. Esse sistema foi usado no Brasil até a década de 90.
No câmbio flutuante, o valor da moeda é determinado pelo próprio mercado , de acordo com a lei da oferta e da procura. Quando a procura por dólar é maior do que sua oferta, o preço sobre. Ao contrário, quando há muito dólar disponível, maior do que a procura, seu valor cai. E assim é aplicado