RESENHA Pratica
Essa necessidade de melhor esclarecer meus projetos levou-me a um sistema de trabalho muito particular. Se ao lê-lo, ele me satisfaz, início os desenhos definitivos. Se, ao contrário, os argumentos não me parecem satisfatório, volto a prancheta. É uma espécie de prova dos nove. Na realidade, na maioria dos casos é lendo os textos que os meus projetos são aprovados. Pouca, muito pouca gente conhece os segredos da arquitetura. (oscar niemeyer).
Em uma frase sua, Niemyer cita como define seus projetos, em resumo, ele precisa convencer-se de que o projeto está como deve, através de uma leitura de sua própria criação.
Sobre a temática, arte, técnica e a relação de como se estabelece estas duas com o mercado, relação que está contida na profissão do arquiteto, é que se desenvolve o texto; para compreender o fazer arquitetura, por que fazem e como fazem.
1É através das vivências partilhadas por vários arquitetos que seguirá a compreensão da temática abordada. Foi analisado estas experiências, através de entrevistas e depoimentos de 206 arquitetos, concedidos a revista AU.
A pesquisa configura uma análise do processo, da atividade do arquiteto, de sua importância, e não apenas do produto final, o projeto seu conceito, sua função..
O texto destaca a arquitetura também como um produto importante e mostra como os arquitetos atuam para colocá-lo e destacá-lo no mercado. Além, lutam por um reconhecimento profissional para que somente arquitetos formados atuem na área.
No texto Marx compara o trabalho inteligente e complexo de alguns animais ao trabalho do arquiteto, no entanto ressaltando a vantagem de que o ser humano pode pensar e planejar sua criação antes de executá-la.
Na idade média, o arquiteto ainda não era diferenciado de outros artistas, porém este fato foi aos poucos sendo modificado entre os sec. XV e XVI, onde o arquiteto começara a adquirir o papel de intelectual e ao mesmo tempo artista.
O papel do arquiteto é