Atendimento ao público
1 – Relações humanas
2 – Relações sociais
2.1 – Urbanidade
2.2 – Civilidade
2.3 – Solidariedade
3 – Ética na Administração Pública (Decreto n. 1.171/94)
4 – Qualidade no atendimento ao público
5 – A Administração Pública
6 – Ética e qualidade de atendimento
7 – Trabalho em equipe
8 – Servidor, Órgão e a Opinião Pública
9 - O Perfil Moderno do Serviço Público
10 - Fatores Positivos do Relacionamento
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os temas Relações Públicas e Ética na Administração Pública para os estudantes e candidatos para vaga em concursos públicos. Cabe ressaltar que o tema deve ser estudado mais a fundo com o auxílio de material didático próprio e, se possível, através dos livros indicados na nossa bibliografia. Bons estudos! - Luiz Henrique Sardella Stutz.
RELAÇÕES PÚBLICAS
1 - Relações Humanas
Conceito de Relações Humanas – As relações humanas são contatos de amizade ou amor, profissionais ou sociais, que as pessoas mantêm entre si, estabelecendo um intercâmbio de comunicação e valores, saciando interesses diretos, mediatos e imediatos, concretos ou abstratos, etc.
2 - As Relações Sociais
Quando nos referimos às relações sociais, falamos de relações humanas dentro da sociedade em que vivemos. Em sociedade seguimos regras (que nem sempre são leis), ou normas costumeiras. Estes costumes regram o que consideramos certo ou errado, moral ou imoral, bom ou mal, etc.
Ex.: Se levantar para dar o lugar ao idoso (bom); Incesto (embora não seja crime, é reprovável).
Estas normas, que não vêm escritas em nenhuma lei possuem três pilares: a urbanidade, a civilidade e a solidariedade
2.1 – Urbanidade
A urbanidade consiste na consciência social daqueles que vivem em sociedade. É o respeito aos direitos, deveres, limites e atribuições do homem como ser social.
2.2 – Civilidade
É difícil imaginar o homem como ser social, se deixarmos de lado o ambiente que o circunda. São objetivos de nossa Constituição a evolução