Politicas publicas
DISCIPLINA:
PROFESSORA:
I- Justificativa
Compreensão da infância a partir da análise das dimensões históricas, culturais, sociais, econômicas, políticas e pedagógicas que as envolvem. Reflexão acerca do processo de produção das infâncias. Estudo de diferentes infâncias em nossa sociedade e seus modos de educação.
II - OBJETIVO(S)
Analisar, explicar e compreender a infância nas dimensões histórica, cultural, social, econômica, política e pedagógica; Elaborar estudos sobre o processo de produção das infâncias, sua diversidade social e seus modos de educação; Articular os conceitos de infância e educação inseridos no contexto acadêmico.
IV – CONTEÚDOS
As concepções teóricas sobre a educação da infância
V – METODOLOGIA
TÉCNICAS
Aulas expositivo-dialogadas, leituras comentadas, seminários, produção textual, trabalho em grupos.
RECURSOS
Texto selecionado ( em anexo) e quadro negro.
(artigo acessado em: http://www.partes.com.br/educacao/ludicidadenainfancia.asp)
VII– AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua, embasada nos seguintes critérios: participação ativa nas situações de ensino e de aprendizagem, leitura dos textos sugeridos, pontualidade na entrega dos trabalhos e elaboração pessoal dos conhecimentos construídos, através de registros escritos e orais, demonstrando capacidade de análise, síntese e posicionamento crítico.
Jamily Charão Vargas[*]
Helenise Sangoi Antunes[†] publicado em 15/01/2009
As concepções teóricas sobre a educação da infância Quando se pesquisam as práticas pedagógicas realizadas com crianças pequenas no decorrer de sua alfabetização, reflete-se sobre as estratégias e metas para um trabalho docente de maior qualidade didática, que priorize o desenvolvimento pleno dessas crianças que compõe este nível de ensino. Neste momento, pensar a ação pedagógica significa voltar à atenção para o processo de aprendizagem infantil, para