Cisalhamento
RELATÓRIO
CISALHAMENTO
Marindia De Almeida Borba
Professor Darci A. Gatto
Professor Rafael Beltrame
Pelotas, 23 de junho de 2012
OBJETIVO
Como objetivo essa prática experimental tende a medir e avaliar a aplicação e a mensuração do esforço no sentido das fibras, provocando o deslizamento entre elas, diagnosticando assim o cisalhamento.
INTRODUÇÃO
A estrutura anatômica da madeira tem influência direta em seu comportamento mecânico, pois a forma de crescimento deste material é determinante na formação estrutural e conseqüentemente em suas propriedades de resistência e rigidez. Por ser um material natural, apresenta elevada variabilidade, ou seja, não se encontram duas árvores idênticas dentro de uma espécie. Além disso, ocorre numa mesma árvore uma heterogeneidade acentuada, devido a presença de células com diferentes funções vitais, ou seja, as células se diferenciam de acordo com sua função resultando num conjunto denominado madeira.
A madeira é o material mais utilizado pelo homem, devido suas características e disponibilidade.(FONTE,2002). Com o aumento da demanda industrial, aumentou também o interesse deste material para construção de diversos produtos, com isso se torna fundamental o conhecimento de suas características físicas e mecânicas, visando garantir a segurança e a durabilidade de produtos de madeira e a base de madeira
O cisalhamento é o efeito provocado a um sólido pela aplicação de um conjunto de forças de mesmo módulo e sentidos contrários que tangenciam o plano deste sólido, ocasionando deformações das fibras deste material. A força aplicada tangencialmente ao eixo longitudinal responsável pelo cisalhamento.
Esta força aplicada é denominada cisalhamento e a deformação correspondente é chamada de deformação de cisalhamento. O estudo do cisalhamento é de grande importância para