Cisalhamento
Laboratório de Ensaios Destrutivos e Não-Destrutivos
(LEDEND)
Ensaio de Cisalhamento
EME 411 – Resistência Mecânica
Prof.: José Célio Dias
Aluna: Tanara Priscilla Ribeiro Rose
Matrícula: 14377
Turma: P4 – EPR 200 7
Data: 05/09/08
EME 411 – Resistência Me cânica
Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
Instituto de Engenharia Mecânica
EME 411 – Resistência Mecânica
Prof.: José Célio Dias
Aluna: Tanara Priscilla Ribeiro Rose
Matrícula: 14377
Turma: P4 – EPR 2007
Data: 19/09/08
Introdução
O cisalhamento está mais presente em nossas vidas do que se imaginamos: ao cortar uma folha, um pedaço de queijo ou aparas do papel com guilhotina, entre muitos outros e xemplo.
No caso de metais, podemos praticar o cisalhamento com tesouras, prensas de corte, dispositivos especiais ou simplesmente aplicando esforços que resultem em forças cortantes.
Ao ocorrer o corte, as partes se movimentam paralelamente, por escorregamento, uma sobre a outra, separando-se. A esse fenômeno damos o nome de cisalhamento.
Ao fazer o teste de cisalhamento, podemos ver como os materiais reagem ao esforço de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento de rompem, i sso é muito importante, principalmente na estamparia que envolve corte de chapas, ou nas uniões de chapas por solda, por rebites ou por parafusos, onde a força cortante é o principal e sforço que as uniões vão ter de suportar.
No caso desse ensaio usaremos um dispositivo especial de ensaio de cisalhamento do tipo gaveta (cisalhamento duplo puro) utilizando pinos de três tipos de materiais: aço, cobre e alumínio. Objetivo
O objetivo desse ensaio foi ver como diferentes tipos de materiais em forma de pino reagiam ao esforço de tração isoladamente e juntos. Podendo, assim, tirar algumas conclusõe s i mportantes.
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
EME 411 – Resistência Me cânica
Desenvolvimento (teórico / ensaio)