Cisalhamento
MECÂNICA DOS SÓLIDOS II
Daniel de Melo Araújo
Anápolis
2014
DANIEL DE MELO ARAÚJO
MECÂNICA DOS SÓLIDOS II
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil, como requisito básico para obtenção da aprovação na disciplina Mecânica dos Sólidos II.
Anápolis
2014
SUMÁRIO
1. Cisalhamento
Materiais sólidos tendem a deformar-se (ou eventualmente se romper) quando submetidos a solicitações mecânicas. A Resistência dos Materiais é um ramo da Engenharia que tem como objetivo o estudo do comportamento de elementos construtivos sujeitos a esforços, de forma que eles possam ser adequadamente dimensionados para suportá-los nas condições previstas de utilização.
1.1. Tensão de Cisalhamento
Tensão de cisalhamento é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado (Figura 01). Um exemplo disso é a aplicação de forças paralelas mas em sentidos opostos, ou a típica tensão que gera o corte em tesouras.
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de corte, não importando o quão pequena possa ser essa tensão.
Uma força de corte é a componente tangencial da força que age sobre a superfície e, dividida pela área da superfície, dá origem à tensão de corte média sobre a área quando a área tende a um ponto.
Obtém-se deformação na atuação de uma força tangencial a uma superfície. Em diversos livros de ensino superior de engenharia este tipo de tensão tem destaque especial na determinação e dimensionamento de estruturas isostáticas e isóbaras, às vezes isócronas. O círculo de Mohr (Figura 02), assim designado em honra de Christian Otto Mohr, um engenheiro civil que dedicou sua vida ao estudo de