Educação infantil: teorias e práticas pedagógicas
EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
COLATINA
2011
EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Trabalho desenvolvido a distância e apresen- tado ao Instituto Brasil de Educação e Cultu- ra – IBEC como requisito para obtenção de certificado de 200h referente ao curso Edu- cão Infantil: teorias e práticas pedagógicas.
COLATINA
2011
INTRODUÇÃO
As crianças sentem e pensam o mundo de uma maneira muito própria. E a compreensão disso e a elaboração de formas de agir sobre essa peculiaridade infantil é um grande desafio para os educadores.
É nos primeiros anos da criança que a necessidades básicas são mais determinantes e que a personalidade está se formando, ou seja, estão ocorrendo os principais passos do desenvolvimento da pessoa.
Dessa maneira a Educação Infantil entra na vida da criança numa fase fundamental para que ela receba os conhecimentos que complementarão a bagagem que ela já traz consigo.
Ainda assim, falar em Educação Infantil levanta algumas divergências sobre o papel social desta modalidade de ensino. Pensando nisso, esse trabalho tem o objetivo de trazer esclarecimentos sobre o que é a Educação Infantil e como foi sua trajetória desde os seus primórdios aos dias atuais, bem como demonstrar sua importância no desenvolvimento das crianças ao fazer com que as vivências e experiências familiares e sociais desses pequenos sejam respeitadas e aprimoradas a fim de que se construa as bases sólidas para que essa criança venha, no futuro, dominar a leitura e escrita não apenas de forma mecânica, mas como um cidadão critico capaz de escrever sua própria história.
EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA
“A educação infantil,