Teoria e a pratica na educação infantil
Este artigo vem argumentar a importância da teoria e prática pedagógica na Educação Infantil, bem como refletir sobre a construção do conhecimento e a didática nesse segmento escolar, onde demonstra a importância da educação para o desenvolvimento da criança. O papel da educação é conceber uma educação mobilizadora mais cidadã em uma perspectiva de democratização do seu meio. Logo ela pode proporcionar uma transformação intrapessoal, valorizando o seu conhecimento adquirido ao logo de sua vida. Cabe à escola preparar cidadãos críticos e criativos para a vida social.
Dessa forma o professor de Educação Infantil deve ter esse cuidado com a educação para seus alunos. A Educação Infantil no Brasil vem ganhado valorização no âmbito escolar. A sociedade está mais consciente da importância das experiências na primeira fase escolar, onde é a base para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Segundo o RCNEI, a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica. (título V, capítulo II, seção II, art. 29). O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil é um elemento orientador de ações na busca de melhorias na educação infantil brasileira. Por isso a educação de crianças e creche vem sendo vista como investimento necessário para o seu desenvolvimento desde o primeiro meses de idade até o ingresso escolar obrigatória.
O atendimento a essa área vem ganhado espaço nas redes públicas e nas redes particulares, onde existe uma disputa no atendimento em garantir espaços físicos adequados, materiais em quantidades e qualidades suficientes a propostas educacionais compatíveis a faixa etária nas diferentes modalidades de ensino. Cabe ao professor na sua formação pedagógica está inserido a todas as inovações nessa área educacional, bem como os saberes docentes que são norteadores para a sua construção de identidade. Nesse segmento Freire nos mostrar que os saberes são "indispensáveis à