Segunda liçao de freud
De acordo com o texto e com o estudado em sala de aula, entendi que Freud foi para Paris estudar a doutrina de Charcot com as doentes histéricas. Antes disso Freud acreditava que a histeria era uma mentira, que acontecia somente para fugir das responsabilidades, como citado. Charcot demonstrou que a histeria não era nada disso e sim que era de origem psíquica.
Pierre Janet foi quem tentou penetrar mais intimamente nos processos psíquicos particulares da histeria, e Freud com Breuer o seguiram, colocando como ponto central de sua teoria a divisão da mente e a dissociação da personalidade. Para Janet percebi que a histeria é uma forma de alteração degenerativa do sistema nervoso que se manifesta pela fraqueza congênita do psíquico. Pelo estudado entendi que para Janet a noção de uma insuficiência parece ser o ponto determinante.
As pesquisas iniciadas por Breuer foram continuadas por Freud e assim chegou a outro ponto de vista sobre a dissociação histérica, a divisão da consciência.
O procedimento catártico, como Breuer o praticava, exigia a hipnose profunda do doente para uma futura eliminação dos sintomas patológicos. Somente no estado hipnótico é que Breuer conseguia ter conhecimento mais profundo das ligações patogênicas. Esse procedimento foi uma descoberta de Breuer, que curou uma paciente histérica e obteve a compreensão da patogênese de seus sintomas.
Entendi e achei muito interessante que esse procedimento pressupunha que o paciente fosse hipnotizado e se baseava na ampliação da consciência. O alvo disso era a eliminação dos sintomas patológicos e chegava a isso levando o paciente a retroceder ao estado psíquico em que o sintoma surgira pela primeira vez.
Entendi que um passo muito importante dado por Freud que mudou a historia da Psicanálise foi que ele tornou o procedimento catártico independente do hipnotismo. De acordo com o estudado em sala de aula e ate conhecimento prévio, sei que Freud passou a tratar sem exercer outro tipo de