Assédio sexual no trabalho
Faculdade de Gestão e Negócios
Curso de Administração
Antonio Fernandes Turnes Marconi
Gabriela Oliveira Rodrigues
Isadora Montebello Capeletti
Igor Machado de Souza
Mayara Telle
Assédio Sexual no Trabalho
Piracicaba / SP
2011
Antonio Fernandes Turnes Marconi
Gabriela Oliveira Rodrigues
Igor Machado de Souza
Isadora Montebello Capeletti
Mayara Telle
Trabalho apresentado junto ao Curso de Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Metodista de Piracicaba, na área de Leitura e Produção de Texto.
Prof(s): Vadinea Detoni Corbini Alexandre Bragion.
Piracicaba / SP
2011
Índice
1. Introdução 4 2. O que é Assédio Sexual 5 3. Formas de Assédio Sexual: 6 4. Lei Brasileira 6 5. O que leva uma pessoa a cometer assédio sexual? 7 6. Só existe Assédio sexual de homens contra mulheres? 7 7. Assédio Sexual e seus dados 7 8. Julgamentos relativos ao assédio sexual – Exemplos 8 9. O Custo do Assédio Sexual 9 9.1. Vítimas 9 9.2. Empregadores 9 9.3. Sociedade 9 10. O que a pessoa assediada pode fazer. 9 11. Como terminar com o Assédio Sexual 10 12. Conclusão 10 13. Referências Bibliográficas 10
1. Introdução
O assédio sexual e moral no trabalho acontecem tanto em empresas privadas como em instituições públicas, e isso é um ato criminoso, que fortalece a discriminação, degradação das relações de trabalho e a exclusão social.
A exposição dos trabalhadores em situações constrangedoras e humilhantes durante a jornada de trabalho e repetidas vezes e prolongadas, são características do assédio sexual e moral.
Muitas vezes o assédio é identificado em relações hierárquicas autoritárias, relações com condutas negativas, desumanas e antiéticas, de um ou mais chefes, para um ou mais subordinados.
Estudos confirmam que a humilhação no ambiente de trabalho, de uma forma invisível, porém concreta, compromete a saúde das trabalhadoras. A