Assedio sexual no trabalho
Resumo
Este artigo trata do crime de assédio sexual como um dos principais causadores da violação dos direitos humanos. Versa sobre as características fundamentais para a identificação do crime e expõe seus efeitos no âmbito das relações trabalhistas e na legislação brasileira. Por fim, conclui que existe a necessidade de uma observação mais cuidadosa dos juristas, com vista á constatação do crime face ao constrangimento causado à vítima.
Palavra chave: Assédio sexual, trabalho, crime, constrangimento.
1. Introdução
Por exercer influência sobre os níveis de qualidade no trabalho este tema vem chamando bastante atenção. Como estudante de Direito e profissional do RH vejo neste tema uma área de conflitos nas relações de trabalho uma vez que a doutrina e a jurisprudência frente ao caso concreto possuem posicionamentos divergentes perante os tribunais brasileiros.
Este trabalho visa identificar os fatores que contribuem para a identificação do assédio sexual no mundo contemporâneo, principalmente no ambiente do trabalho, com intuito de levar a sociedade a denunciar o crime, embora a legislação brasileira seja omissa no que diz respeito ao assédio sexual, pois juízes encontram dificuldades em lidar com esse problema.
Nesse contexto, despertou-se o interesse em analisar e conhecer a amplitude do problema verificando também as iniciativas na esfera jurídica que vem se desenvolvendo para combater este tipo de crime que se torna freqüente, principalmente no que se refere a ambiente de trabalho.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em livros, artigos e na legislação que trata do assunto.
* Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Varginha.
**Professora titular da cadeira de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito de Varginha.
2. Referencial Teórico
2.1. O assédio sexual como violação do direito a integridade física e moral
A Constituição Federal tem como um de seus