assedio sexual no trabalho
Este trabalho procuda discutir as formas de assedio sexual cometido no ambiente de trabalho.
Várias são as formas desse problema ocorrer no ambiente de trabalho e através desse dilema onde envolve vários fatores:
1) Quais os envolvidos;
2) Problemas sociais e psicologicos dos envolvidos;
O assédio moral e sexual nas relações de trabalho ocorre frequentemente, tanto na iniciativa privada quanto nas instituições públicas. A prática desse crime efetivamente fortalece a discriminação no trabalho, a manutenção da degradação das relações de trabalho e a exclusão social. O assédio moral e sexual no trabalho caracteriza-se pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e relativas ao exercício de suas funções. Tais práticas evidenciam-se em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes, dirigidas a um ou mais subordinados, entre colegas e, excepcionalmente, na modalidade ascendente (subordinado x chefe), desestabilizando a relação da vítima (ALVES, 2003).
Segundo o mesmo autor estudos sobre o tema confirmam que a humilhação constitui um risco “invisível”, porém concreto, nas relações de trabalho e que compromete, sobretudo, a saúde das trabalhadoras. Analisar o assediador e entender suas atitudes são os primeiros passos para incrementar o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
O assédio sexual é atualmente um tema presente na nossa sociedade, principalmente no que diz respeito às pessoas que estão empregadas. É realmente um assunto de grande interesse para todos os empregados e que merece ser discutido no sentido de se arranjar soluções possíveis para que as vítimas que se queixam deste tipo de assédio possam sentir-se mais seguras de forma a se sentirem capazes de fazerem queixa (ROQUE, 2006).
A Lei n.º 10.224, de 15/5/2001, acresce