As relações de trabalho social
Atualmente o trabalho tem exercido grande influência sobre as pessoas, milhões de trabalhadores vão ao serviço todos os dias, milhares de empregos diferentes, grandes oportunidades para crescer na vida e apesar de várias coisas boas trazidos por ele, há também várias conseqüências.
Algumas pessoas não têm boas condições de trabalho, trabalham mais de oito horas por dia, em ambientes precários, sem higiene e ainda sim ganham pouco, menos de um salário mínimo. Grandes partes das pessoas trabalham muito, saem às seis horas da manhã de casa para regressar ao lar somente às seis horas da tarde, devido ao trânsito e a necessidade de ganhar dinheiro para sobreviver.
Outro problema grave ligado ao trabalho é o desemprego, ele aumenta cada vez mais, pois devido à mecanização e aos progressos tecnológicos muito operários são substituídos por máquinas, pois estas aceleram a produção e podem, a deixar com menor custo aumentando o lucro do proprietário.
Podemos entender isso por meio do que Karl Marx falava sobre a Mais-valia, que é a diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista. Onde temos os diferentes meios de produção que forma um conjunto de meios de trabalho e objetos ou tudo aquilo que medeia à relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da própria natureza, bem como Os meios de trabalho incluem os instrumentos de produção: instalações prediais fábricas, armazéns, silos, infraestrutura abastecimento de água, fornecimento de energia, transportes, telecomunicações, máquinas, ferramentas, etc.
Os objetos de trabalho são os elementos sobre os quais é aplicado o trabalho humano - recursos naturais terra, matérias-primas.
Um assunto muito comentado hoje em dia sobre o trabalho na sociedade atual é alienação no trabalho. Alienação no trabalho significa a perda