TRABALHO DE PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO O IDOSO E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS
TRABALHO DE PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
O IDOSO E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS
1º Alfa – Direito – Noturno
Paracatu
2013
1. Introdução
A ideia principal desse trabalho é apresentar o idoso e suas relações sociais de acordo com os fatores econômicos, cronológicos, culturais e psicológicos, fazendo uma ponte entre a qualidade de vida deste e o papel da família, da sociedade e do Estado nessa relação.
2. A espécie humana
Sabemos que o processo de evolução da espécie humana é representado pelo ciclo vital, caracterizado por etapas como nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer. Temos uma subdivisão desse ciclo, que esta relacionada ao tempo de vida do individuo, ou seja, de acordo com a idade que ele possui é possível fazer uma divisão no próprio percurso, indicando em qual fase da evolução ele se encontra, se ele é uma criança, um adolescente, um adulto ou um idoso. Para cada uma dessas subdivisões temos características únicas que são reveladas através das necessidades, comportamentos, relações e principalmente das características corporais.
3. O idoso
Adotamos o marco etário para servir de referencial como ingresso na velhice, portanto, idoso é a pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Envelhecer é um processo totalmente individualizado, sendo vivenciado e percebido de forma diferente por cada um. Exemplificando esse processo de individualização, temos as manifestações físicas e psicológicas geradas pelo envelhecimento.
3.1 Manifestações físicas e psicológicas
Indivíduos idosos tendem a ter rugas, algumas manchas na pele, mudança da cor do cabelo para cinza ou branco ou, em alguns casos, alopecia, diminuição da capacidade visual e auditiva, dos reflexos, diminuição de habilidades e funções neurológicas, como raciocínio e memória. Além das mudanças emocionais que expõe perigo a qualidade de vida destes.
4.