RELAÇÕES SOCIAIS, FAMÍLIA E TRABALHO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO 4
3 AS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORAINEIDADE...............................5
4 MULHER, MERCADO DE TRABALHO E CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NO SÉCULO XX................................................................................................................7
5 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERENCIAS...........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A sociedade vem mudando muito aceleradamente nos últimos anos, principalmente nas últimas décadas e essas mudanças tem afetado diretamente nas instituições, nas relações sociais, entre outras.
A cosmovisão de cada geração tem afetado não só a estrutura do trabalho bem como as relações familiares, a própria visão sobre a família tem mudado, sua estrutura e relações de hierarquia.
A partir daí lançaremos um olhar panorâmico sobre três aspectos que se interagem: a divisão social do trabalho, as relações familiares na contemporaneidade e a mulher, seu lugar no mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX.
2 Divisão social do trabalho
Os primeiros habitantes do nosso país, os índios, tinham já nas suas relações de trabalho e familiares papeis bem definidos, cada um sabia qual a sua função na casa e no grupo em que viviam, esses papeis continuaram os mesmos, com poucas alterações até o dia de hoje, o homem cumprindo o seu papel de líder e provedor da família e a mulher a administradora do lar e cuidadora dos filhos. Filhos por sua vez demoravam mais na casa dos pais que os mantinham até a idade de “ganhar o mundo”.
Apresento a seguir um trecho de uma música que mostra o papel do homem na família