As relações familiares
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL A medição familiar, a mulher no mercado de trabalho e a divisão social.
Sete Lagoas
2014
elisangela de lima oliveira
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL A medição familiar, a mulher no mercado de trabalho e a divisão social.
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos, Sociologia, Ciências Políticas e Filosofia.
Profs. Rosane, Sérgio, Wilson e Adir Tutora de sala: Joselia
Sete Lagoas MG
2014
INTRODUÇÃO
A família, dentro das mais diversas configurações da convivência humana, sempre obteve papel de destaque na organização do sistema social. A sociedade é composta de diferentes indivíduos que desempenham diversos papéis juntamente a outros indivíduos que dão suporte aos papéis desempenhados. Nos últimos tempos, as mulheres têm conquistado espaço significativo no mercado de trabalho e começaram a alcançar melhores ocupações e fatias de poder no mundo todo. Hoje temos um grande número de mulheres que deixaram de ser somente esposas, donas de casa e mães, e que deixando para trás barreiras seculares, passaram a contribuir para a economia nacional. Desde as primeiras décadas do século XX. Esse período é marcado por um grande contingente de mulheres exercendo ocupações em condições precárias de trabalho, sem proteção social e com baixa remuneração. O objetivo do estudo é, dentro da sociedade ocidental contemporânea, fazer um paralelo da transformação dos laços familiares e judicialização da sociedade em meio a conflitos e soluções.
Veremos que a divisão social do trabalho, tem como finalidade designar a especialização das atividades presentes na sociedade, não