Exercício - Estudo de Caso DASA
O primeiro ponto relacionado a governança foi a destituição do Dr. Caio da presidência do conselho de administração da Dasa, o que nos remete a desassociação da gestão familiar, ou até mesmo a co-relações familiares. Essa ruptura foi o que impulsionou o valor de mercado da empresa no mercado de renda variável, o que foi uma ótima reação do mercado, levando em consideração que as ações subiram 11,25% na data do anúncio. Essa atitude basicamente foi tomada para resolver problemas antigos da estrutura da empresa como a prestação de serviços, que eram feitas por outros pertencentes da família Auriemo que possuiam outras empresas, cessando dessa forma os contratos com partes relacionadas que existiam desde o começo da empresa. A Dasa também foi citada como uma das primeiras empresas do setor de saúde a associar-se a um fundo de private equity, o que sinaliza no mercado sua clara intenção de crescimento em troca da participação do capital cedida ao fundo.
2- Qual foi o papel da contabilidade?
O papel que a contabilidade foi fundamental dentro desse contexto o qual desempenhou um nível de responsabilidade onde provoveu aos usuários, informações contábeis, financeiras, sociais e ambientais, mediante a divulgação das informações com transparência, onde permitiu aos stakeholders atender aos pressupostos de seus processos decisórios. Como por exemplo, com informações que permitem a agilidade estratratégica, tais como a quebra dos contratos familiares.
3- Por que esta AGO foi marcante ao mercado de capitais brasileiro?
A AGO foi marcante pelo fato de tratar-se de uma administração com foco em múltiplos interesses onde os Interessados (representantes de Fundos de Investimento) reconheceram que a saída do Fundador Presidente do Conselho de Administração cessaria com o grave problema apresentado pela Empresa que era a falta de governança, como por exemplo o favorecimento à Empresas prestadoras de serviços da