Sistema de Ideias
Constitui-se de um conjunto de conceitos, reciprocamente associados, com agenciamento estabelecido por vínculos lógicos, em virtude de sentenças, postulados e princípios de organização subjacentes. Mediador entre os espíritos humanos e o mundo, tal sistema produz enunciados, com valor de verdade que poderão servir para futuras previsões quanto a fatos e ocorrências. As ideias reunidas em sistemas ganham consistência. A organização destes sistemas assemelha-se a de um átomo, onde, possui um núcleo (axiomas que o legitimam, regras e ideias fundamentais), um citoplasma (que nos sistemas de ideias são subsistemas dependentes e/ou interdependentes), além de uma membrana (que seria um dispositivo de proteção do sistema, comportando sua auto-organização e sua autodefesa).
Todo Sistema de Ideias é fechado e aberto simultaneamente. Tanto se protege e se defende dos ataques externos, quanto se sustenta com as confirmações e verificações do mundo exterior. Os Sistemas que dão prioridade a abertura são denominados “Teorias” e os que priorizam o fechamento, “Doutrinas”.
Qualquer Sistema de Ideias tem seu lado cego:
Possuem o núcleo duro, constituído de postulados indemonstráveis e de paradigmas, que são indispensáveis à constituição dos sistemas de ideias.
Jamais criticam seus próprios axiomas e princípios.
São autocêntricos, agressivos à oposições, auto conservadores e de caráter autoritário.
Como já abordado, um sistema pode ser dividido em teoria e doutrina. A diferença entre doutrina e teoria depende da abertura ou fechamento da sua organização. A Teoria aceita a crítica externa e é capaz de adaptar, modificar e até abandonar e substituir um subsistema.
Além disso, ela é eco dependente. Vive de suas trocas com o mundo. É ainda capaz de aceitar a ideia de sua própria morte.
Já a Doutrina rejeita a contestação. Ao contrário da teoria, ela é blindada contra as agressões externas. Mas não é totalmente fechada ao