O sistema de ideias
Organização e eteologia das ideias
Sistema de Ideias se constitui de uma constelação de conceitos associados de maneiras solidárias.
Sistemas filosóficos e grandes ideologias: Em todas as grandes religiões, constituíram-se esqueletos de ideias, que por vezes poderiam ser sistemas filosóficos integrais se não comportassem, como estrutura legitimadora, ou mesmo racional, a fé e o culto. Os budistas tem relação filosófica, tem vazio ou o nada como ponto de partida e chegada.
Ideologias: Saem de ideias filosóficas. São vulgáticas e estendem a sua influência para além da inteligência, ao mundo politico e social.
Toda passagem a ser um sistema de ideias comporta um potencial mitologizante. Toda idealização tende autotranscendentalizar o sistema.
Ideologia da promessa: Marxismo era o ponto de partida, um sistema de ideias muito complexo e ambivalente, filosofia para tornar-se ciência. Mas desde que se pretende a única e verdadeira ciência, e essa de ser teoria para tornar-se doutrina. Marxismo torna-se ideologia quando o sistema perde sua complexidade.
O mito da salvação é camuflado, apropriado pela ideologia, mas feito isso, ele se apossa da ideologia que o controla.
A ideia e o real: Ideologia como mito e a religião, mas através da ideia serve para apreender o real, assim as ideologias políticas alimentam-se dessas poderosas fonte.
Os costumes das ideias: Ideologias situadas em campos diferentes se ignoram, as do mesmo campo se opõem. As que comportam uma concepção de mundo são incompatíveis e com conflitos.
Pelo fato das visões contrárias, marxismo e cristianismo combateram-se em todos os continentes.
A igreja estava tradicionalmente ligada as forças conservadas que oprimiam uma plebe miserável.
Teoria da teoria: A teoria admite a crítica externa, conforme as regras aceitas pela comunidade que cuida. A teoria é aberta por ser acodependente. Depende do mundo empírico onde se aplica. A teoria vive das suas trocas com o mundo. Mas esse