Os Sistemas de ideias
O idealismo por sua vez é um conjunto de conceitos de lógica natural que julga o que é verdade por experiências vividas ou ideias formadas.
Sistemas filosóficos são conjuntos de experiências e de ideias que sempre acompanharam a sociedade desde antigamente, esse sistema foi alimentado ao longo da história pelos conceitos de mitologia, religião, concepções antropológicas e cosmológicas e assim foi formada a base filosófica atual.
A ideologia geralmente é produto de ideias filosóficas, com um núcleo baseado em conhecimento e ética. Fortemente doutrinária para a ideologia tudo é baseado e explicado segundo sua própria lógica e tem grande poder de disseminação em uma sociedade.
A partir do momento que o pensamento foi irradiado para fora do círculo religioso, começaram a surgir ideias laicas e nesse momento houve uma divisão no modo de pensar que resultaram dois caminhos, o da interiorização do pensamento onde são armazenadas informações fantasiosas que sempre rodearam o imaginário humano e o da abstração, da racionalização.
O marxismo, enquanto sistema filosófico é completamente bem definido e complexo, mas a partir do momento que o marxismo torna-se uma ideologia, perde toda essa complexidade devido ao fato de que uma ideologia possui como uma de suas