as naturezas da sociologia
Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier (Alemanha) em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres (capital da Inglaterra e do Reino Unido) a 14 de Março de 1883.
Em 1867 publicou Marx o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital. É um livro principalmente econômico, tratando da teoria do valor, da mais-valia, da acumulação do capital.
Marx explica em sua obra como funciona a sociedade capitalista, descrevendo suas características implícitas dentro das civilizações que a representam e como ela é organizada e fundamentada. A definição do capitalismo proposta por Marx utiliza a tese de que o trabalhador não obtém vantagens e subsídios necessários com o capitalismo, gerador do acúmulo de riquezas que o faz trabalhar e ganhar menos do que deveria, além da concepção sobre o pilar fundamental do acúmulo de riquezas nesse sistema econômico que é o valor de riqueza juntamente com o valor de troca.
O Capital, obra máxima de Karl Marx, é, praticamente, um divisor de águas. Sua obra é conhecida nos quatro cantos do planeta e se tornou a Bíblia dos adeptos de ideais socialistas. Eis um trecho do que Karl Marx previa acontecer:
"Os donos do capital incentivarão a classe trabalhadora a adquirir, cada vez mais, bens caros, casas e tecnologia, impulsionando-a cada vez mais ao caro endividamento, até que sua dívida se torne insuportável." (1867).
http://www.culturabrasil.pro.br/marx.htm http://professorciro.blogspot.com.br Propaganda poster: Karl Marx, Friedrich Engels, Lenin e Stalin, 01 de Janeiro de 1953.