RESENHA DO LIVRO DO CAPITULO: EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA-A EDUCAÇÃO, A SUA NATUREZA E O SEU PAPEL.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA:
DURKHEIN, Emile. Educação e Sociologia, Edições 70, PT, 2011.
RESENHA DE UM TREXO DA OBRA
A palavra educação foi por vezes empregue num sentido muito lato para designar o conjunto de influencias que a natureza ou outros homens podem exercer, seja sobre a nossa inteligência, seja sobre a nossa vontade.
Para Émile Durkheim a definição de educação, não deve-se ser apenas a descritos pela as leis que regem a sociedade, isso não basta para definir o caracter do homem.
Em verdade muitos fatores são levados em conta para o processo de edução do homem é diversificados, pois ele é influenciado de diversas forma como: o conhecimento, as idéias, os costumes e tradições. De modo que estas formas de educação são passadas de geração para geração pelo adultos, porem isto não quer dizer que tem o mesmo efeito sobre todos, de forma que para cada geração absorve de sua maneira singular.
Não podemos e não devemos dedicar-nos todos ao mesmo gênero de vida; temos, segundo as nossas aptidões, funções diferentes a desempenhar, e devemos colocar-nos em harmonia com aquela que nos incumbe.Não somos todos feitos para refletir,é necessário homens de sensibilidades e de acção.
Segundo este trecho o homem não deve se dedicar todos as mesmas tarefas, pois a sociedade não vive apenas de homens passantes, ela também necessita de trabalho manual de serviços técnicos, que são precisos para a roda da sociedade funcionar. Isto não significa que a população deve ser vazia de conhecimentos, mais cada um exerce a sua função na sociedade e cada um tem a sua importância nela. Um exemplo é o gari é um trabalho que exerce resistência física, mais sem ele não temos condições de transitar em ruas imundas e não quer dizer que o mesmo deve ser desprovido do conhecimento pois o conhecimento eleva o ser humano a ser seres questionadores perante a sociedade.
Spencer, é verdade,