Fichamento - A natureza e as origens da sociologia
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
PROFESSOR: ABGNAEL
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
ALUNO: JOSÉ PEREIRA DAMASCENO NETO
Tema:
O Texto trata da importância, origens e surgimento da Sociologia como ciência no século XVIII e as diversas visões dos intelectuais da época que se aprofundaram nos estudos da sociologia.
Referência bibliográfica:
????
Ideias Importantes:
Segundo o texto, Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Estuda os símbolos culturais que os humanos usam para interagir e se organizar em sociedade, explora todas as estruturas que ditam a vida social, examina todos os processos e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e estrutura social
Surgimento da Sociologia – Em virtude dos acontecimentos na Europa no século XVIII com a decadência do sistema feudal e o surgimento dos serviços autônomos levou à sociedade intelectual a pensar numa nova ciência, a Sociologia< desencadeada através do movimento ILUMINISMO ou SECULO DA LUZES levando o rompimento da influencia da religião, da tradição do dogma no pensamento intelectual¸ agora, a ciência poderia pensar o mundo.
Auguste Comte (1798 – 1857)
Chamado de fundador da Sociologia, primeiramente denominou a nova disciplina dedicada ao estudo cientifico da sociedade de “FISICA SOCIAL” que estudaria a natureza fundamental do universo social, e mais tarde foi denominada de SOCIOLOGIA. Postulou a LEI DOS TRÊS ESTADOS: Teológico, Metafisico e Positivo.
Teológico – Pensamento sobre o mundo é dominado pelas considerações do sobrenatural, religião e Deus;
Metafisico – Sobrenatural substituído pelo pensamento filosófico;
Positivo – a Ciência ou a observação cuidadosa dos fatos empíricos e o teste sistemático de teorias tornam-se modos dominantes para o acumulo de conhecimento.
Comte também postulou a