Segurança
Luvas de segurança para proteção contra agentes cortantes e perfurantes (ex. luva malha de aço)
Luvas de segurança para proteção contra agentes térmicos (ex. para retirada de alimentos do forno ou fogão, para entrada na câmara frigorífica)
Luvas de segurança para proteção contra agentes químicos (ex.funcionários que manipulam produtos químicos para a limpeza da cozinha)
Manga de segurança para proteção do braço e antebraço contra agentes térmicos (ex. mangote)
O EPI é um dispositivo ou produto de uso individual, que tem como objetivo proteger o usuário de riscos ou ameaças de acidentes.
O EPI existe para proteger a saúde do trabalhador, e o mesmo deve ser testado e aprovado pela autoridade competente para comprovar sua eficácia.
O Ministério do Trabalho atesta a qualidade dos EPI disponíveis no mercado através da emissão do Certificado de Aprovação (C.A.)
Os E.P.I.s evitam ou minimizar a gravidade de uma lesão, em casos de acidente ou exposição a riscos, também, protegem o corpo contra os efeitos de substâncias tóxicas, alérgicas ou agressivas, que causam as em doenças ocupacionais.
Adquirir o adequado ao risco de cada atividade; Exigir seu uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.