Trabalho Vinícius de morais
Português
Vinícius de Moraes - Fases da Vida
Guilherme Bezerra de Vasconcelos
Belém
2013
Guilherme Bezerra de Vasconcelos
Vinícius de Moraes - Fases da Vida
Monografia apresentada como exigência da matéria de Português para obtenção do grau de Bacharelado em Administração da Faculdade Integrada Brasil Amazônia.Orientador: Profa. Christine Pacheco
Belém
2013
SUMÁRIO
1 VINÍCIUS 3
2 FASES DA VIDA 4
3 PÁTRIA MINHA 6
REFERÊNCIAS 9
1 VINÍCIUS
Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, em meio a uma forte tempestade no Rio de Janeiro, na rua Lopes Quintas, nº 114, no Jardim Botânico. Filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da Prefeitura, poeta, violonista e cantor de modinhas, que iniciaria Vinicius na música. Seu pai era também sobrinho do poeta, cronista e folclorista Mello Moraes Filho e neto do historiador Alexandre José de Mello Moraes. O tio mais moço, boêmio e seresteiro, também exerceu forte influência sobre ele. Além de sua mãe, Lydia Cruz, e o avô, que eram hábeis pianistas.
Poeta do amor e da comunhão, participou de toda a renovação da música brasileira em parceria com os grandes compositores do país. A vida, considerada por ele a "arte do encontro", tinha o sentimento de mistura e comunhão.
Vinícius de Moraes passou a vida rompendo convenções sociais. Passou da poesia culta para a popular, misturando ritmos brancos com negros, samba com candomblé e o comportamento aristocrático com o boêmio. Derrubou convenções também na área literária, usando o soneto após a revolução modernista de 1922, que cassava a composição dos 14 versos.
Diplomata de carreira, escandalizou a sociedade ao dar entrevistas cantando com um copo na mão. Em parceria com Tom Jobim, sua peça ‘Orfeu do Carnaval’, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, ao ser transformada por Marcel Camus no