A Natureza E As Origens Da Sociologia 1
Introdução
Percebemos que atualmente, vivemos no descaso diante de todas as formas de desvirtuamento que caracterizam a sociedade moderna, com excessiva riqueza e muita miséria, com possibilidades de paz e uma realidade de guerra. Um limiar de século marcado por famílias sem terra, sem teto, sem alimento e, principalmente, sem direito ao estudo. Todas essas questões são uma preocupação da Sociologia; disciplina que desempenha um papel importante na sociedade moderna.
A Sociologia estuda a vida social humana, dos grupos e das sociedades.
Professora Rita Borges
1
Sociologia
Introdução
Ela é instigante porque trabalha com o nosso próprio comportamento como seres humanos.
Uma das funções da Sociologia é estudar como as sociedades continuam funcionando ao longo do tempo e as mudanças que sofrem.
Aprender Sociologia é desenvolver a capacidade de forma imaginativa e de nos distanciarmos de idéias preconcebidas sobre as relações sociais.
A tarefa da Sociologia é investigar a ligação que há entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos. Professora Rita Borges
2
A Natureza e as Origens da Sociologia
A preocupação em compreender o comportamento humano e a sociedade é um fato recente, surgido no princípio do século XIX.
O mundo contemporâneo é muito diferente do passado e a missão da Sociologia é ajudar-nos a compreender o mundo em que vivemos e nos alertar para aquilo que possa ocorrer no futuro. Através dos tempos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, foi apenas no século XVIII que uma confluência de eventos na Europa levou à emergência da
Sociologia.
Quando os antigos sistemas feudais começaram a abrir caminho ao trabalho autônomo que promovia a indústria nas áreas urbanas e quando novas formas de governo começaram a desafiar o poder das monarquias, as instituições da sociedade emprego e receita, planos de benefícios, comunidade, família e religião - foram alteradas para sempre.