Trabalho Estradas Apresenta O
TRECHO: AVENIDA
BRASÍLIA
BRENO DUARTE
CARLOS FELIPE ARANDA
LUIZ FERNANDO BICALHO
MAURÍCIO GERALDO
INTRODUÇÃO
Projeto geométrico é a fase do projeto de estradas
que estuda as diversas características geométricas do traçado, principalmente em função das leis do movimento, características de operação dos veículos, reação dos motoristas, segurança e eficiência das estradas e volume de tráfego.
Esses estudos têm por objetivo verificar o comportamento do sistema viário existente para, posteriormente, estabelecer prioridades de ligação com vistas às demandas de tráfego detectadas e projetadas, de acordo com os dados sócioeconômicos da região em estudo.
PLANTA
Chamamos de estrada em projeção horizontal
(planta), uma sucessão de trechos retilíneos com deflexões definindo as mudanças de direções, mas, sabemos que não se pode fazer uma estrada só com alinhamentos retos, pois nos vértices da poligonal, os veículos trafegantes teriam grandes dificuldades em mudar de direção. Os trechos retos são chamados de Tangentes e os trechos em curva são chamados de Curvas de
Concordância Horizontal.
PERFIL
Com base no perfil do terreno, o eixo da futura
estrada é projetado verticalmente e passa a ser representado pelo perfil longitudinal da diretriz ou linha gradiente ou ainda greide como é comumente denominado.
Os trechos retos do greide, em função das suas inclinações, recebem as seguintes identificações:
Patamar: trechos retos em nível;
Rampa ou Aclive: trechos retos em subida;
Contra-rampa ou Declive: trechos retos em descida. AVENIDA BRASÍLIA
No trecho escolhido para estudo, a avenida
apresenta pavimento asfaltico, contendo diversas irregularidades, não apresenta residências, compreendendo o campus da universidade do Estado de Minas Gerais, e um dos cemitérios da cidade.
Apresenta a largura do pavimento estreita, o que dificulta o trafego em horários de pico
(inicio e fim das aulas) e está situada em altitude superior ao centro de João