Projeto geométrico de uma estrada
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. PROJETO GEOMÉTRICO DE UMA ESTRADA 6
3.1 FASES DO ESTUDO DE UMA ESTRADA 6 3.1.1 RECONHECIMENTO OU ANTEPROJETO 6 3.1.2 EXPLORAÇÃO OU PROJETO 7 3.1.3 LOCAÇÃO OU PROJETO DEFINITIVO 8
3.2 NORMAS TÉCNICAS 8
3.3 CONCORDÂNCIA EM PLANTA 9 3.3.1 CÁLCULO PARA A CONCORDÂNCIA DA CURVA 9
3.4 CONCORDÂNCIA EM PERFIL LONGITUDINAL 15
3.5 DETERMINAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERTICAL 16
3.6 DIAGRAMA DE BRUCKNER 19
4. CONCLUSÃO 22
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
6. APÊNDICE 24
1. INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos foram sendo desenvolvidas técnicas para que as estradas oferecessem cada vez mais conforto e segurança aos que dela fazem uso. As estradas são todas as partes do globo terrestre que estão aptas ao transporte de pessoas e mercadorias.
Atualmente, antes de se ir ao campo executar uma estrada, é realizada uma série de projetos que atendem todas as normas referentes ao tipo de região em que ela será localizada e a classe a que a mesma irá pertencer. Essas normas levam em consideração, principalmente a segurança do usuário, que é um dos principais objetivos dos projetistas. O Projeto de uma estrada tem como base os levantamentos planialtimétricos da área.
Para se chegar à conclusão da necessidade de implantação da estrada, a área e a comunidade passam por um estudo, a fim de que se descubra qual fator, seja ele social, político ou econômico, será o foco. Deve-se levar em consideração também a viabilidade econômica para a construção da mesma, sabendo que deve ser uma relação em que o benefício/custo deve ser superior a 1.
Geralmente o processo de planejamento de uma estrada envolve três etapas, que são o reconhecimento, a exploração e o projeto propriamente dito. Após elas são desenvolvidos os cálculos para a locação da mesma.
Este trabalho será elaborando visando fazer um paralelo entre o que foi visto na teoria e a prática, simulando então a