Acidente de trabalhos
NATUREZA E ORIGEM DA SOCIEDADE
A natureza e origem da sociologia. A sociologia demorou a se constituir como ciência , pois teve que, por um lado, considerar, refletir a analisar não somente os discursos sobre a origem divina ou externa da sociedade, mas, e principalmente, sobre o passado histórico da sociedade em questão.
A sociologia é a ciência da sociedade que, em sua unidade, traz á tona a convergência de todos os interesses, conteúdos e processo humanos, por meio da associação em unidade concretas.
A sociologia não deve também ter como principal veiculo de analise a ordem social pois as sociedades humanas mudam no tempo e no espaço.
A existência de uma ordem social não exclui a existência da desordem social. E dedordem não significa necessariamente caos, mas transformação da sociedade.
A sociologia questiona as bases pelas quais desenvolvemos critérios sobre nós mesmos como indivíduo e acerca da sociedade na qual vivemos.
Na verdade, os indivíduos são produtos de forças impessoais que dominam os próprios indivíduos. A natureza social é produto dos indivíduos assim como os indivíduos são produtos da natureza social.
São as situações reais de vida que geram e definem o que é um conceito e sua situação social.
A sociologia deve pronunciar-se de forma clara para que veio, pois a ciência não é neutra. Uma sociedade não é produto de uma idéia, de uma intenção ou de um valor.Uma relação social é produto de uma relação de poder, de hierarquias sociais.
O poder consiste em interferir nos rumos de uma coletividade, de um grupo social que impõem a ela um conjunto de orientações que não são delas mas que pertencem aquela que direciona a gestão. Todas as relações sociais, se são relações de poder, o são também relação sociais hierarquizadas, sejam elas relações de autoridade de influência ou de dominação.
A realidade social possui muitos níveis de significação e a percepção de um novo nível de significação modifica a percepção dos