Controle da ação empresarial
A finalidade do controle é assegurar que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes (elaboradas no nível estratégico), dos planos táticos (elaborados no nível intermediário) e dos planos operacionais (elaborados no nível operacional) se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos é uma função administrativa: é a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório.
1.1- Controle Estratégico
O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de administração estratégica e acompanhar o desempenho do sistema, através da comparação entre as situações alcançadas e as previstas, principalmente quanto aos objetivos e desafios, e da avaliação das estratégias e políticas adotadas pela empresa. Neste sentido, a função controle e avaliação é destinada a assegurar que o desempenho real possibilite o alcance dos padrões que foram anteriormente estabelecidos.
Assim Controle é uma função do processo administrativo que, mediante a comparação com padrões previamente estabelecidos , procura medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações, com a finalidade de realimentar os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho ou interferir em funções do processo administrativo, para assegurar que os resultados satisfaçam às metas, desafios e objetivos estabelecidos.
A função controle e avaliação num processo de administração estratégica tem algumas finalidades, mencionadas a seguir:
1. Identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência;
2. Fazer com que os resultados obtidos com realização das operações estejam tanto quanto possíveis próximos dos resultados esperados e possibilitem o alcance dos desafios e consecução dos objetivos.
3. Verificar se a