controle de ação empresarial
A finalidade do controle é assegurar que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes (elaboradas no nível estratégico), dos planos táticos (elaborados no nível intermediário) e dos planos operacionais (elaborados no nível operacional) se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos é uma função administrativa: é a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório.
Administração da Ação Empresarial
Atualmente, administrar se tornou um meio essencial para qualquer forma de meio produtivo ou não que necessite de algum gerenciamento a fundo. O que há por trás de cada tipo economia não são os meios que a sustentam somente, mas boa parte da administração da organização bem empregada. Este trabalho tem por objetivo, mostrar a estrutura da tomada de decisões na hora de aplicar e supervisionar a administração da ação empresarial.
Segundo CARREIRA, a importância do enfoque na administração da ação empresarial, ainda é maior ao se considerar que “não há procedimentos de diagnóstico amplamente aceitos para avaliar as organizações. Ainda existem muitos procedimentos de diagnóstico para funções parciais. E cada especialista tem seu próprio remédio para resolver ou melhorar os problemas que ele percebe. Assim, o objetivo da ação instrumental e ação substantiva caracteriza a ação administrativa, ou seja, uma junção de ações.
Deste modo identificamos que a ação instrumental é própria da organização, enquanto que a ação substantiva é própria do ser humano. Mas, ambas podem ser aplicadas em conjunto sem que haja desconcordância.
As competências organizacionais estão relacionadas aos valores individuais da empresa, são características primordiais das pessoas as quais foram recebidas por meio de herança genética e desenvolvidas por intermédio do conhecimento e da convivência social de cada uma.