Controle da acao empresarial
A finalidade do controle é assegurar que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes (elaboradas no nível estratégico), dos planos táticos (elaborados no nível intermediário) e dos planos operacionais (elaborados no nível operacional) se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos é uma função administrativa: é a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório.
O problema principal a ser enfocado é: qual o papel da Controladoria no processo de gestão das empresas? Existe a necessidade do controle do desempenho empresarial. Para controlar tudo dentro de uma empresa é necessário partir de algumas premissas A EMPRESA:
1) Toda empresa possui uma missão.
2) A empresa necessita garantir a sua continuidade.
3) A empresa busca a eficácia, atendendo às necessidades do meio em que se encontra e obtendo resultados que lhe garantam a continuidade.
4) A empresa contém culturas equilibradas e, persegue um modelo de gestão ideal. Por isso, temos de pensar na empresa, como uma entidade que visa prestar um serviço ou oferecer bens, para atender às necessidades da sociedade, tendo como motivação o benefício e a utilidade. Busca agregar valor, ou seja, conhecer o desejo do cliente para atender com eficiência. E atingir seu objetivo e cumprir sua missão, “na caracterização da missão de uma entidade devem ser contemplados... os seguintes pontos: - valores fundamentais da entidade; - produtos e serviços oferecidos; - mercados de atuação; - clientela a ser atendida” GESTÃO - Nada mais importante para uma empresa do que a Gestão, esse é o foco principal da controladoria, Gerir é fazer as coisas acontecerem. Gestão é planejar, dirigir e controlar uma empresa, e é o mesmo que Administrar. É preciso criar modelos de avaliação de desempenho, para eliminar os riscos e buscar a eficiência