acidentes de trabalho
EM UMA EMPRESA METAL MECÂNICA
DO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
Este artigo teve como principal objetivo analisar as causas dos acidentes ocorridos em uma indústria metal mecânica do Oeste de Santa Catarina. A análise foi realizada através do método de entrevista. Para tanto, foram registrados, classificados e analisados 10 acidentes de trabalho para investigação. As entrevistas foram realizadas com os trabalhadores acidentados e os colegas do setor em que ocorreram os acidentes. Os resultados do levantamento indicaram que esses eventos acontecem muitas vezes, por falta de critérios ao manusear determinadas ferramentas ou máquinas. A pesquisa ainda apresenta o fato de que 40% dos fatos ocorridos houve afastamento do acidentado das funções.
Palavras chave: acidente, investigação de acidentes, Segurança do trabalho, riscos.
1. INTRODUÇÃO
De acordo com o guia trabalhista, Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho. O acidente do trabalho será caracterizado tecnicamente pela perícia médica do INSS, mediante a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo. (Estatísticas de Acidentes de Trabalho no Brasil. Disponível em: Acesso em 20/06/2011 às 20h22min).
Existem métodos de investigação de acidentes que adotam pressupostos claramente vinculados aos modelos seqüenciais e epidemiológicos. Por exemplo, O Método do Estudo de Caso enquadra-se como uma abordagem qualitativa e é freqüentemente utilizado para coleta de dados na área de estudos organizacionais, apesar das críticas que ao mesmo se faz, considerando-se que não tenha objetividade e rigor suficientes para se configurar enquanto um método de