Acidentes de Trabalho
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC
Departamento de Administração e Contabilidade – DAC
acidentes dO trabalho
Maceió – AL.
Outubro de 2010.
DAYVES ALBUQUERQUE
DAVID ELIZIARIO
EDMILSON RODRIGUES
ÉWILLA SANTOS
WAGNER SANTOS
ACIDENTES DO TRABALHO
Maceió – AL.
Outubro de 2010.
Sumário
Introdução
Neste trabalho será explanada a evolução histórica dos direitos adquiridos pelos acidentes de trabalho, além de ser visto o conceito e demais informações envolvendo os acidentes de trabalho.
Desenvolvimento Histórico
Um grande fato histórico de cunho trabalhista foi a Revolução Industrial, pois foi nela que houve grande êxodo para as cidades em busca de trabalho nas indústrias. Porém, condições desumanas de trabalho eram uma realidade rotineira na vida dos trabalhadores daquela época, além de crianças trabalhando e uma carga horária de 14 a 18 horas diárias. Com esta mão de obra, de origem predominante do campo, pouco se entendia a respeito dos grandes maquinários e pouca era a preocupação com a segurança no trabalho. Com o aumento no número de acidentes envolvendo o contato com o maquinário, a manutenção empresarial da saúde e dos riscos para com os funcionários era preocupante e o Estado passou a pensar a situação sob o aspecto jurídico: era necessário diminuir de alguma forma a quantidade de pessoas inválidas e crianças órfãs, filhas dos operários que sucumbiam.
O tema em questão foi disciplinado primeiramente na Alemanha em 1884 pelo príncipe Otto Leopold Eduard Von Bismarck-Schönhausen, um dos mais importantes líderes nacionais do século XIX. No Brasil, entretanto, foi somente no ano de 1918, quando se aprovou o projeto de lei sobre acidentes do trabalho, que surge a primeira lei brasileira em favor do infortúnio laboral; sendo que antes do seu advento tais questões