As habilidades do negociador
Para conseguir um bom sucessor em uma negociação, é preciso em primeiro lugar que se consiga muitas informações sobre a pessoa, a empresa ou o ´produto que você vai negociar, visitar ou entrevistar. Quem tem mais informações tem maiores chances de tomar decisões corretas. Quem tem informações tem poder. Ansiedade não leva a nada, descubra o que a pessoa realmente precisa. Utilizar sua maior arma numa negociação : a habilidade de perguntar e ouvir a respostas atentamente, você sempre conseguira colher informações que ajudará a tomar a decisão correta. Quem fala menos ganhará mais, pois nunca teremos que explicar o que não falamos. Ouça e repita o que a outra pessoa disse com as suas palavras para confirmar se você realmente entenderá.
Quanto mais pergunta você fizer mais chances de saber como o outro se sente em relação ao assunto, portanto as perguntas determinam o fluxo da conversa. Nunca tome uma decisão importante quando estiver nervoso ou cansado e muito menos pareça desesperado numa negociação. Não deixe seu oponente notar uma fraqueza sua; ele terá pena. “ler” as necessidades do cliente e reiune toda a informação que a ajuda a customizar a sua negociação, dando ao cliente sinais claros de que o conhece e de que vai satisfazer as suas necessidades.
Um bom negociador deve ter como habilidades foco em suas negociações, deve ter conhecimento técnico em negociações, capacidade de estar sempre atento ao cenário que os cerca ter capacidade de licitar com a dificuldades, conhecer bem o estar de sua área de atuação, ter bons instintos nos negócios e além de tudo ter capacidade de colocar todo seus conhecimentos e técnicas em pratica durante o processo de uma negociação: também de ser capaz de estimular seus companheiros, ser capaz de buscar parceiras é uma boa alternativa, deve ser capaz de ter bons relacionamentos interpessoais.
A capacidade de socializar, também conta na hora de