Habilidades dos negociadores
Em uma negociação é muito importante que o negociador conheça suas habilidades, seus limites e seus diferenciais.
Um bom negociador tem três diferencias principais: ele conhece suas habilidades, ele acumula experiência e sabe usá-la de forma adequada e não podem se dar o luxo de cometer erros rotineiros.
Tendo uma boa negociação, o negociador pode manter vínculos, parceiros para uma negociação futura.
Para obter sucesso em uma negociação é necessário que haja planejamento e preparação. Antes de começar a negociar, a palavra chave é preparação.
A negociação tem que ser preparada cuidadosamente, depois de preparar-se focalize os interesses de ambas as partes, não a posição dos negociadores.
Conheça suas prioridades e obtenha o maior conhecimento possível do assunto a ser tratado na negociação.
Sempre ouça atentamente, verifique o que foi combinado, revise a negociação varias vezes se for necessário para que fique claro o seu ponto de vista e do outro negociador.
Com esses passos você terá uma negociação de sucesso e terá um ganha-ganha.
Segundo os autores Martinelli e Almeida os negociadores possuem varias habilidades essências. E ainda classificam as habilidades dos negociadores em convencionais e não convencionais.
Os negociadores não convencionais são totalmente contrários dos convencionais, compreendem mal a outra parte de propósito para forçar o outro lado a se posicionar e dar informações, exageram em tudo que o outro negociador diz, diz algo repentinamente para criar um efeito de surpresa, utilizam sarcasmo para provocar reações emocionais e sufoca a outra parte com muitas questões.
Já os negociadores convencionais utilizam questões que terminam abertamente, reformulam o que o outro negociador disse demonstrando interesse, utilizam o silêncio para que a outra parte fale, utilizam a confirmação de sentimento para que haja alivio de tensão.
Essas são algumas das habilidades essenciais dos negociadores.